Bombril x Sanybril. Qual marca está te enganando?

A briga de hoje é entre os gigantes do setor de higiene e limpeza no Brasil. Vamos descobrir por que as palhas de aço e produtos Sany do Brasil têm incomodado bastante a Bombril nos últimos anos.

Bombril: um pouco de história

bombril

A marca Bombril existe desde 1948 e é, em minha opinião, a mais conhecida no mercado quando o assunto é palhas de aço e outros produtos afins. Já Sany do Brasil, proprietária da marca Sanybril, foi fundada em 1997 e hoje é, também, líder de vendas em vários segmentos.

Quando a briga começou?

sanybril

Tudo começou em 2006 quando a Sany do Brasil conseguiu um deferimento em relação ao pedido de registro no INPI, da marca Sanybril, para assinalar produtos de limpeza no geral. Veja o fluxo na imagem:

Fluxo_processo_inpi

Pedido de nulidade

Quando uma marca consegue o tão sonhado deferimento de registro, ela ainda pode se deparar com um pedido de nulidade, vindo de algum terceiro que acredita que esse registro foi concebido de forma equivocada. Como a Bombril não gostou nada desse deferimento, ela entrou com o pedido.

Com o pedido de nulidade feito, conta-se 60 dias para defesa. Passando esse período, caso o INPI continue com a mesma decisão, a única solução do opositor é levar o processo para via judicial.

Mas e aí, quem está te enganando?

Um dos argumentos da Bombril é que a Sany do Brasil, ao lançar um produto com nome similar, acaba enganando os consumidores, pois esses podem comprar um produto achando que é da linha Bombril.

Então essa pergunta fica para você responder, ok? Alguma vez você já levou para a casa, Sanybril, achando que era Bombril?

Outro argumento é em relação à publicidade. Estaria a Sanybril se beneficiando indevidamente de esforço de divulgação da concorrente?

SOB JUDICE

STF

Como o INPI não mudou seu parecer e a Bombril perdeu, também, o processo nas instâncias inferiores, o caso agora está no Supremo Tribunal Federal.

O Fim da briga

fight

Nada de fim, ainda, nas últimas decisões, inclusive na do INPI, o parecer foi favorável para a Sany do Brasil, voltado para o fato de que a marca Bombril e Sanybril, mesmo com elementos em comum, têm diferenças significativas.

E você, está no lado de quem neste caso? Coloque sua opinião nos comentários.

O último julgamento, marcado para o dia 05/04/2016 foi suspenso por um pedido de vista.

Veja as referências e continue acompanhando

Publicitário, entusiasta por mídias sociais, propriedade intelectual e branding.