Busca de anterioridade para Registrar Marcas. O que é e como fazer? [com 4 dicas]

shutterstock

Agora que você já sabe quanto custa registrar uma marca, está na hora de iniciar o processo, certo? Errado! Antes de entrar com qualquer pedido, você precisa fazer um dever de casa: verificar se a marca está sendo utilizada por outra empresa. É tarefa fácil, leia o post até o final e saiba como fazer.

Registrar Marcas antes ou depois?

É muito comum a gente se empolgar com um nome super legal, contratar designers para criar identidade visual, comprar uniformes para os funcionários e estampar o logotipo em tudo quanto é lugar. A tarefa de registrar marca sempre vem depois e é aí que os problemas começam.

A busca

A busca de anterioridade, como disse no início do artigo, nada mais é do que verificar se alguém já está utilizando a marca que você deseja registrar. Para você evitar que isso aconteça, quero te apresentar 4 dicas essenciais. A dica 4 é demais!

Dica #01 Google

busca_google

Digite o nome da marca no Google e veja o que acontece. Se no resultado de pesquisa aparecer várias empresas com o nome idêntico ao seu, vale à pena repensar, não é mesmo? A não ser que você queira reconhecimento apenas na sua cidade.

Dica #02 Registro.br

registro.br

Qual empresa não deseja ter uma presença online? Hoje em dia ter um site é mais do que uma necessidade. Portanto, entre no registro.br e verifique se você conseguirá um domínio amigável e, de preferência, com pronuncia idêntica a marca do registro.

Acessar Registro.br

Não conseguiu? Tente outros domínios até você achar um que goste, existem várias opções além do .com.br. Está complicado? Que tal repensar nesse nome?

Dica #03 Banco de Dados do INPI

banco_inpi

Esta nem é uma dica, é parada obrigatória. Nunca entre com um pedido sem antes verificar o banco de dados do INPI. E não caia nessa de “uma consulta grátis” que algumas empresas oferecem. Qualquer pessoa pode acessar o banco de dados, quantas vezes quiser.

Clique aqui e faça a sua busca.

Clique no link Marca e escolha Exata ou Radical. Se tiver dúvidas, basta passar o mouse nas interrogações que estão na página ou pedir um help aqui nos comentários.

Pelo banco de dados do INPI você consegue visualizar se o nome está disponível ou se tem um processo em aberto. Marcas já registradas aparecem com um símbolo ® ao lado ou com o texto “Registro de Marca em Vigor”.

“AVISO: Depois de fazer uma busca no banco de dados do INPI, ainda que os resultados possam parecer satisfatórios, não se deve concluir que a marca poderá ser registrada. O INPI no momento do exame do pedido de registro realizará nova busca que será submetida ao exame técnico que decidirá a respeito da registrabilidade do sinal.” INPI

Dica #04 Namechek – Verifique nomes de usuários disponíveis na internet

busca_cocacola

Essa dica é especial. Eu, particularmente, gosto muito desse site. Na dica #02 falei sobre domínio, aqui eu incluo as famosas redes sociais. Quem não quer um facebook.com/suamarca ?

Acessar Namecheck

A pesquisa é bem simples. Você coloca um termo no campo de busca e clica em pesquisar. O site vai te avisar onde tem nome de usuário disponível para você. Eles listam praticamente todas as redes sociais que você possa imaginar, além de mostrar alguns domínios disponíveis também.

O resultado não foi favorável? Ixi, está difícil, em? Que tal repensar o nome?

Cada caso é um caso

Às vezes você vai fazer a busca e irá se deparar com outra empresa usando a marca. Mas não se desespere. Se você realmente deseja usar essa marca, você tem o direito de tentar. Antes de desistir de um nome que você goste muito, vale a pena conversar com um advogado ou agente da propriedade industrial. Essas pessoas têm muita experiência com processos no INPI e podem te ajudar nessa decisão. Nós temos alguns parceiros que podem te ajudar nisso, se precisar de indicação, faça o pedido por aqui.

Vale a pena ressaltar

Cada registro é feito dentro de uma classe específica. Sendo assim, pode existir marca com nome idêntico, porém, em classes diferentes. Não se preocupe, em breve falarei mais sobre isso.

Para concluir

Se você ainda está pensando em criar um negócio, comece do jeito certo. Não deixe para verificar a disponibilidade do nome só depois de ter tudo já criado. Se ainda tem dúvidas sobre valores para o registro, confira aqui uma postagem somente sobre isso. A escolha do nome é tarefa bem difícil, mas pode acreditar, se você fugir do óbvio e genérico, menos dores de cabeça você terá.

Conhece outras dicas, tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Por favor, use os nossos comentários.

Publicitário, entusiasta por mídias sociais, propriedade intelectual e branding.