Depositantes Autônomos Ganham Serviço para Acompanhar Marca

Ainda é muito comum ver diversos empresários, mesmo cientes dos benefícios de se proteger uma marca, associando o registro à necessidade de contratar serviços de escritórios de marcas e patentes e à custos elevados.

Já falamos disso aqui no Blog Minha Marca Registrada em diversas postagens. Chamo atenção para duas, se você não leu, sugiro a leitura 

01 – Quando um advogado é dispensável para o registro da sua marca?
02 – Quero Registrar uma Marca, quanto isso vai me custar?

Mesmo com esse desentendimento, percebe-se que a realidade está mudando. Cada vez mais pessoas estão fazendo os procedimentos iniciais de proteção de marca sozinhas, sem contratar serviços especializados.

O que a Lei de Propriedade Industrial fala sobre isso?

 Art. 128. Podem requerer registro de marca as pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou de direito privado.

Curto, direto e sem firulas. Qualquer pessoa pode depositar pedidos de registro de marcas, está na lei.

O que os advogados falam sobre isso?

Depende do advogado. Alguns não vão afirmar o que diz a lei citada a cima e outros vão, mas alertando sobre possíveis prejuízos no pós-depósito, o que também precisa ser colocado em consideração. Os custos iniciais de depósito de registro podem não ser os únicos ao longo do processo todo. Por isso, antes de se aventurar sozinho nessa área, é preciso bastante estudo.

Como acompanhar o registro depois do depósito?

Até pouco tempo a única resposta era acessando os serviços disponíveis no site do INPI, como, por exemplo, o PUSH-INPI. Agora, iniciativas privadas têm mudado um pouco esse cenário, como é o caso do serviço Marca Acompanhada, ferramenta criada para orientar depositantes autônomos sobre o acompanhamento do deposito e simplificar as notificações do Instituto.

Marca Acompanhada – Como funciona?

  • Depois de fazer o pedido de registro de marca no INPI, o usuário pode cadastrar a sua marca na plataforma para não perder novidade do processo.
  • A cada novidade, um e-mail de notificação explicativo e com dicas do que fazer para continuar o processo é enviado para o usuário cadastrado. Nada de texto difícil e linguagem técnica, todos os e-mails possuem uma estrutura básica: “ qual foi o despacho do INPI”, “ o que isso quer dizer”, “ o que eu preciso fazer” e outras dúvidas comuns relacionadas.
  • Um acompanhamento de Colidências irá, semanalmente, comparar a marca do depositante com outras e um e-mail de aviso é enviado sempre que for detectada marca semelhante.
  • Toda semana, o Marca Acompanhada confere quais são as novas marcas que estão na mesma área de atuação de determinada empresa e manda uma lista para o e-mail cadastrado.

Acesse www.marcaacompanhada.com.br saiba mais sobre o serviço e faça um teste.

Obs: Também pode ser usado apenas para fazer busca de anterioridade.

O que os usuários do serviço estão falando?

Uma das marcas da minha empresa sofreu oposição recentemente, marca essa que havia sido depositada por nós mesmos, sem um procurador. Fomos abordados por diversas empresas de marcas oferecendo serviços em relação a isso, mas pudemos observar que não era muito claro quais os próximos passos a serem tomados. Tornar mais acessível esse tipo de trâmite é um grande passo para os empresários serem mais seletivos ao decidirem se vão recorrer a alguma ajuda especializada e, se sim, saberem o que precisa ser solicitado”, Henrique Kawakami, diretor de tecnologia da Kryptus.

Vale lembrar

O INPI faz despachos semanais com todos os avanços realizados no processamento dos pedidos de marcas, por meio da Revista da Propriedade Industrial (RPI). É necessário acompanhar semanalmente essas publicações e tomar providências caso o INPI faça uma exigência para dar continuidade ao processo. “O não acompanhamento pode resultar na perda de todo o processo, de modo que é uma etapa essencial para aumentar as chances de o processo ser bem-sucedido”, relata Aline Schraier de Quadros, advogada de Propriedade Intelectual e uma das criadoras do Marca Acompanhada.

E você, o que achou? Teste o serviço e conte pra gente. Se quiser ter mais detalhes utilize o campo de contato do próprio serviço.

Publicitário, entusiasta por mídias sociais, propriedade intelectual e branding.