Os tipos de marcas: #01 Marcas Genéricas e Descritivas

A partir de hoje vamos analisar os vários tipos de marcas disponíveis no mercado por meio de três artigos. No final dessa série você vai conseguir compreender o grau de distintividade dessas marcas e entender porque a sua empresa tem um nome forte ou fraco e como isso pode influenciar nas suas ações de marketing.

O que é marca mesmo?

Vamos dar continuidade com o conceito de marca do ponto de vista do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Marcas são sinais distintivos, visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais, usadas para distinguir produtos e serviços similares. Em casos específicos, também atestam a conformidade desses produtos ou serviços e identificam membros de determinada coletividade.

Qual é a função das marcas?

Uma marca serve para identificar algo e diferenciá-lo dos concorrentes. E ao dizer identificar, podemos citar a identificação do próprio produto em si, mas, também, de vários atributos por de trás, como por exemplo: posicionamento, prestígio, qualidade, segurança e outros itens.

supermercado

Um consumidor em frente a dois produtos idênticos poderá fazer sua escolha com base em uma identidade visual agradável e, também, com base nesses vários outros atributos invisíveis.

Marcas Genéricas e Descritivas

Essas marcas estão em toda parte. Dê uma olhada no centro da sua cidade, não vai demorar muito para encontrar uma. Ao ler o seu nome você já sabe qual é o produto ou serviço comercializado. Vejamos alguns exemplos:

Mercadão Moda Infantil 

google maps | Centro de Vila Vela/ES
google maps | Centro de Vila Vela/ES

As três palavras são de uso genéricos e comuns, e servem para descrever o produto vendido. Não será preciso entrar para saber que é um mercado com roupas infantis.

Casa da Esfiha

google maps | Centro de Guarulhos/SP
google maps | Centro de Guarulhos/SP

Outra marca que descreve o que vende no próprio nome. Por mais que seja um restaurante e lanchonete no geral, aí você sabe que vai encontrar esfiha.

Design Comunicação Visual 

google maps | Centro de Guarulhos/SP
google maps | Centro de Guarulhos/SP

Novamente não precisamos de muito para descobrir que é um estabelecimento para serviços gráficos e de comunicação visual.

Qual é o risco de uma marca fraca?

Vale ressaltar que a maioria dessas marcas não são depositadas no INPI e existe um risco onde essas empresas provavelmente irão conviver com várias outras que vendem o mesmo produto e têm nomes similares. Aqui não adianta registrar primeiro, marcas genéricas e descritivas não têm um único dono, pois são de uso comum, de domínio público. O diferencial cairá na identidade visual e no símbolo gráfico, jamais no nome. Portanto, no ponto de vista jurídico, são marcas fracas.

Existe outro ponto de vista? Com certeza, vamos falar dele na continuação deste artigo.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente pelos comentários.

Publicitário, entusiasta por mídias sociais, propriedade intelectual e branding.